quinta-feira, 31 de maio de 2012

CURSO ARTE E LITERATURA - trabalho realizado a partir de livro

A Turma B do Curso Arte e Literatura no Desenvolvimento do Projeto Pedagógico, ministrado pela professora Lúcia Bachiega, buscando integrar literatura e arte, ouviu a leitura de Autorretrato, livro de Renata Bueno, da Editora Larousse Jovem, e foi estimulada a refletir sobre seu momento e utilizar papéis diversos para construir seu autorretrato, rasgando e colando as partes. O resultado pode ser conferido abaixo.



























CONVITE EXPOSIÇÃO ARTE URBANA - INSTITUTO THOMAZ PERINA

Dando continuidade à parceria com o Instituto Thomaz Perina, o Programa Arte e Movimento convida os educadores das escolas municipais de Campinas para a abertura da Exposição Arte Urbana e para levarem seus alunos, preferencialmente do 6º ao 9º ano e EJA, para visitarem a exposição, conhecerem a obra de Perina e apreciar os trabalhos dos grafiteiros convidados.
Caso haja interesse de escolas que atendem alunos da EJA, há possibilidade de agendamento noturno. Compareçam!

quinta-feira, 24 de maio de 2012

VISITA AO INSTITUTO THOMAZ PERINA


Dando continuidade à parceria estabelecida com o Instituto Thomaz Perina, que promoveu em outubro de 2011 o Criança Faz Arte, mostra de trabalhos infantis de alunos da Rede Pública Municipal de Ensino, o Programa Arte e Movimento convidou os educadores participantes dos cursos de Desenho, Pintura, Arte e Literatura, assim como os articuladores do Programa Mais Educação a conhecerem o artista Thomaz Perina e sua obra, visitando e participando das atividades oferecidas pelo Instituto. Cada turma visitou o ITP no horário do curso e participou de oficinas.



 Articuladores do Mais Educação participando de oficina de Pintura.
Mari, da equipe do Programa Mais Educação, participando da oficina de gravura.
Alunas do Curso Arte e Literatura conhecendo as obras do Perina.
 Estudos do Thomaz.

 Retratos dos pais do Thomaz.
 Angelina, diretora do ITP mostrando algumas obras do acervo.
As alunas do Arte e Literatura pintando com água, guache e régua.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Lançamento do DVD - Projeto Curtas de Animação - EMEF Pe. Domingos Zatti


O Curtas de Animação consiste em realizar oficinas de animação durante uma semana completa (de segunda a sábado) com 15 adolescentes entre 10 e 15 anos (de 4ª a 8ª série) de escolas públicas. As oficinas têm duplo objetivo: promover o aprendizado do desenho animado e realizar um produto audiovisual criado pelos adolescentes. As atividades diárias duram 4 horas tendo carga total, ao fim da semana, de 24 horas.
Com o objetivo de transformar a arte em ferramenta de formação social, as produções são conduzidas a partir de um único tema a ser definido. Através desta proposta, os jovens   realizam uma pesquisa em busca daqueles sinais culturais que constroem a identidade de sua região, como história, danças populares, mitos, patrimônio material e imaterial, entre outros. A partir dessa fase os próprios adolescentes, juntamente com os diretores do Núcleo de Animação de Campinas, fazem o story-board e toda a produção dos desenhos.
Todos os filmes e os respectivos making of são copiados num DVD, com tiragem de 1.800 unidades, para distribuição a escolas, patrocinador, MinC, TVs educativas e festivais de vídeo. Em Campinas as oficinas aconteceram na EMEF Padre Domingos Zatti, por intermédio do Programa Arte e Movimento, que recebe projetos de terceiros, patrocinados e/ou apoiados por leis de incentivo.
(...) A história do “Ratos de Bueiro” é sobre um roqueiro sem a mínima consciência ambiental que canta em seus shows músicas ecologicamente negativas. Mas no final, tudo isso acaba mudando e o personagem principal reverte a situação e passa a tomar atitudes ambientais corretas. (...) 


Os próprios alunos compuseram, tocaram e cantaram as músicas da trilha.
O lançamento do DVD foi no sábado, dia 12/05, às 10 hs, na escola, com a presença de autoridades. 
Prof. Carlos Roberto Cecílio, secretário de educação, a Profª Christiane Tourinho, Representante Regional do Naed Norte, e Wladimir, diretor da EMEF Pe. Domingos Zatti.


O responsável pelas oficinas, Maurício Squarizzi, do Núcleo de Animação de Campinas.

O lançamento também contou com as presenças da equipe da Direção Cultura Produções, responsável pela execução do projeto, representantes da empresa apoiadora, COMGAS, a Profª Lúcia Bachiega, coordenadora do Programa Arte e Movimento, Hector e Milene, gestores da escola, pais e alunos participantes das oficinas. 
Os DVDs serão distribuídos para todas as EMEFs, para divulgação do trabalho.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Dando vida às Palavras

A poesia nos remete ao mundo dos sonhos. A declamação é o elo dos dois mundos, o real e o imaginário, nos transporta para o reino encantado das palavras e nos faz levitar.
Imaginem! Ouvir uma bela declamação banhada pela luz prateada da Lua Cheia, até onde iríamos?


Os Alunos da EMEF "Oziel Alves Pereira" terão o prazer de participar do 31¤ Encontro da Lua Cheia, no dia 08/05/2012 e apreciar a Arte de Declamar com MARIA SYLVIA FERRAZ SILVA.