quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Projeto Ááiune: alunos da EMEF Pe. Francisco Silva visitam a EMEF Benevenuto Torres







Alunos do Projeto Ááiune da EMEF Pe. Francisco Silva visitam os colegas integrantes do projeto na EMEF Benevenuto Torres e aproveitam o momento para dançar para todos os alunos da escola. 

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

III Colóquio Educar para a Igualdade - Atrações Artísticas/Culturais proporcionadas pelo Programa Arte e Movimento

Oficinas Temáticas Livres de Dança do Ventre Terapêutica: Depoimento de Vivian Leoni - CEMEI Corujinha


"Participei de poucos encontros nesta oficina, pois me inscrevi recentemente, mas já tive grandes experiências. A dança, por si só, já traz grandes benefícios e, além dela, também temos um momento de meditação que nos proporciona importantes momentos de relaxamento mental. Além dos encontros semanais, as Oficinas Livres de Dança do Ventre Terapêutica tem um blog com diversos textos e vídeos que complementam nossos estudos. Tenho gostado muito das aulas que têm nos proporcionado momentos prazerosos. Em especial, gostaria de fazer referência à professora Silvana Salvador que com sua alegria, competência e gentileza nos orienta pacientemente em nossas dificuldades".

Oficinas Temáticas Livres de Dança do Ventre Terapêutica: Depoimento de Cilmara Collaço - Central de Apoio CEFORTEPE


"A oportunidade de estar praticando uma atividade relacionada à dança foi o que me motivou a participar da Oficina livre de dança do ventre terapêutica e o que encontrei foi mais do que a dança como linguagem do próprio corpo. O trabalho conjunto com processos de alongamento e relaxamento foram essenciais na busca da harmonia e dos equilíbrios físico e mental. Os benefícios da prática da oficina são inúmeros e ajudam o melhor funcionamento do corpo como um todo agregando valor à vida humana. As informações do blog fundamentam a prática e proporciona a socialização do grupo que tem interesses em comum. Fico feliz com a perspectiva de continuidade deste trabalho para o próximo ano pela professora Silvana Salvador".

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Apresentação dos alunos vencedores do FEM 2011 no III Colóquio Educar para a Igualdade

Os alunos da EMEF Edson Luis Chaves, vencedores da categoria RAP no FEM 2011, se apresentaram no III Colóquio Educar para a Igualdade Racial, promovido pelos programas MIPID - Memória Identidade Promoção da Igualdade na Diversidade e Mais Educação, em 22/11/2011, no Auditório do CEPROCAMP, com a participação de atividades do Arte e Movimento.

O autor da música Desabafo, Rodrigo Gomes Peixoto com os colegas Diego Rodrigues de Oliveira, Joseph Wilker da S. Francisco, David Luciano Lima de Mesquita, a Professora Lucilene, responsável pela participação dos alunos no festival e a orientadora pedagógica Elenir.

Exposição de Encerramento do Curso Confecção de Jogos Pedagógicos a partir de Resíduos no CEFORTEPE








Formadora: Maria Cristina Coelho
Ementa do Curso: Promover e estimular a confecção de materiais lúdico-pedagógicos interativos, a partir de resíduos, baseando-se nas premissas da educação compartilhada com qualidade, respeito à vida e ao meio ambiente e cultura ambiental sustentável.

Exposição de Encerramento do Curso Desenho Artístico e Pintura na Escola - CEFORTEPE




Formador: Paulo Branco
Ementa do Curso: Contribuir para a formação continuada dos profissionais da educação, nos diversos níveis de ensino, explorando o desenvolvimento da criatividade, da expressão dos sentimentos, da emoção, de técnicas e conceitos de desenho e pintura para que possam orientar e estimular seus alunos em sala de aula a se expressarem, através de cores e formas, idéias e emoções.
Para conhecer melhor o trabalho do formador acesse:
http://paulo-branco.blogspot.com/

Projeto Ááiune leva cultura árabe a CEMEI Roberto Telles Sampaio




quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Carta das alunas do curso "A Pintura na Prática Pedagógica" ao prof. Amilton Fim

III Colóquio "Educar para a Igualdade" - Apresentação da Banda "Estação Metal"


III Colóquio "Educar para a Igualdade", dias 22 e 23 de novembro, no CEPROCAMP - Centro de Formação Profissional Prefeito Antonio da Costa Santos. Dia 22 - Atrações artísticas/Culturais proporcionadas pelo Programa Arte e Movimento (destinadas basicamente aos alunos da EJA - Educação de Jovens e Ad...ultos) Dia 23 - profª dra. Lucia Cristina dos Santos Rosa, da Universidade Federal do Piaui, com o tema "Educação, Saúde Mental : Atravessamentos De Gênero E Etnia" (destina-se basicamente a Educadores, Especialistas de Educação e Estudantes das Licenciaturas) Produção/Organização: Programa MIPID-Memória e Identidade, Promoção da Igualdade na Diversidade; Programa Mais Educação, Coordenadoria Setorial de Formação, Departamento Pedagógico, Secretaria Municipal de Educação de Campinas. Apoio: CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa Educacional, CEPROCAMP - Centro de Formação Profissional Prefeito Antonio da Costa Santos.

Trabalhos realizados no curso "O Desenho Artístico e a Pintura na Escola", ministrado por Paulo Branco






O Curso de Formação "O Desenho Artístico e a Pintura na Escola" tem como objetivo contribuir para a formação continuada dos profissionais da educação, nos diversos níveis de ensino, explorando o desenvolvimento da criatividade, da expressão dos sentimentos, da emoção, de técnicas e conceitos de desenho e pintura para que possam orientar e estimular seus alunos em sala de aula a se expressarem, através de cores e formas, idéias e emoções.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Depoimento da profª Eliana Perin Mielli, da EMEI Prof. José Villagelin Neto, sobre as Oficinas Livres de Dança do Ventre Terapêutica, ministradas pela profª Silvana Salvador


"Considero a oferta das Oficinas Livres de Dança do Ventre Terapêutica como providencial. Se as pessoas (que gostem de algum tipo de dança, no mínimo) tivessem ideia dos benefícios que essas horas nos proporcionam... se esforçariam em vir conhecer, participar e usufruir! Fiquei muito satisfeita ao ver que o que pedimos (os espelhos!!) à Central de Apoio do CEFORTEPE foi prontamente providenciado! A sala ficou muito mais agradável e adequada. Os benefícios da prática dos exercícios de alongamento, os minutos de relaxamento, é tudo muito bom e saudável. A dança em si nos traz alegria pelo incentivo aos movimentos que expressam e reforçam a feminilidade. A música, que tem a capacidade de nos fazer sentir a alegria de ouvir, sentir, viver! A existência do blog vem completar uma experiência nova para mim. É ótimo poder aprender por meio das novas tecnologias assuntos que nos interessam! Espero que haja as Oficinas Livres de Dança do Ventre Terapêutica no próximo ano, com maior divulgação, com a participação de um número muito maior de pessoas, para que estas também possam se beneficiar do que usufruimos aqui no decorrer deste ano".

Depoimento da profª Maria Cristina Azoni, da EMEF Pe. Francisco Silva, sobre as Oficinas Livres de Dança do Ventre Terapêutica


"Comecei a fazer a Oficina Livre de Dança do Ventre Terapêutica este ano e amei, isto porque, além da dança, temos momentos de relaxamento que são muito importantes para o nosso dia-a-dia. Além das aulas, podemos estar sempre informadas com assuntos interessantes inerentes a dança no blog da Oficina Livre. A professora Silvana Salvador é excelente, sempre pronta e muito talentosa. Nossa sala com os espelhos ficou super ótima. Espero poder continuar no ano que vem".

Curso de Formação "Técnicas Básicas de Desenho" - Formadora Liliane Detoni







O curso teve como objetivo oferecer noções da linguagem do desenho, desenvolver a percepção visual, buscando uma linguagem própria através de conteúdos técnicos e teóricos, com ênfase na criatividade e na expressão pessoal, a fim de auxiliar o trabalho pedagógico do professor.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Programa Arte e Movimento promove atividades culturais e artísticas no III Colóquio Educar para a Igualdade

Para promover a diversidade, os programas Mais Educação e Memória e Identidade, Promoção da Igualdade na Diversidade (MIPID), da Secretaria de Educação, promovem o III Colóquio Educar para a Igualdade. O evento acontecerá nos dias 22 e 23 de novembro, às 19 horas.

O Colóquio, que acontece no Centro de Educação Profissional de Campinas, “Prefeito Antônio da Costa Santos” (CEPROCAMP), objetiva difundir a pluralidade racial nas escolas municipais.

Nesta terça-feira, dia 22, o público poderá prestigiar atividades culturais e artísticas promovidas pelo Programa Arte e Movimento. Já na quinta-feira, dia 23, a professora e pesquisadora, Lúcia Cristina dos Santos Rosa, da Universidade Federal do Piauí, ministra a palestra “Educação e Saúde Mental: Atravessamentos de Gênero e Etnia”.

Também em comemoração ao Mês da Consciência Negra, crianças do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação continuam com a apresentação de uma mostra de fotografias sobre o cotidiano nas escolas. A exposição temática segue até quarta-feira, dia 30 de novembro.

Matéria sobre o espetáculo "Batendo Pernas" publicada no blog da RAC:

http://www.rac.com.br/blog/34/blog-do-caderno-c

Projeto Viagem ao Folclore Nacional

 O Grupo Produção Cultural, por meio do Programa Arte e Movimento, ofereceu às escolas da Rede Municipal de Ensino o espetáculo "Batendo Pernas".



Uma amostra das fotos que compõem o vídeo da Etapa Final do FEM 2011



Oficina de Desenho oferecida aos professores participantes da Mostra EduArts

Ricardo Quintana - um dos diretores da Escola de Artes
Pandora, que gentilmente tem apoiado o Programa Arte e Movimento, desde
2008, quando ofereceu um curso ao vencedor do Concurso do Logotipo do FEM
- Festival Estudantil de Música, Giovanni Pires Vilela, da EMEF Domingos
Zatti, ilustra todos os materiais de divulgação do festival. Apoiou as
duas edições da Mostra EduArts - Educadores Artistas da SME, dando idéias
para a exposição e oferecendo cursos e oficinas aos participantes.



Escola de Arte Pandora oferece Oficina de Desenho para professores participantes da Mostra EduArts.

Espetáculos de Mágica: Projeto Magia e Ilusão

Em outubro de 2011, o Programa Arte e Movimento ofereceu espetáculos de mágica para dez escolas da Rede Municipal de Ensino.