quarta-feira, 18 de maio de 2011

OFICINAS TEMÁTICAS LIVRES - INSCRIÇÕES ABERTAS

Notícias

Arte e Movimento promove oficinas com temáticas livres


18/05/2011 - 11:43

 

Mayara Castilho


O Programa Arte e Movimento da Secretaria Municipal de Educação (SME) vem realizando novas oficinas temáticas livres para os educadores da rede municipal, no Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa Educacional) Cefortepe. O objetivo é promover a interação entre os professores, por meio de atividades socioculturais. 
A coordenadora do programa, Lúcia Bachiega Kolokathis, explica que as atividades são oferecidas para que os educadores possam se socializar e adquirir mais conhecimento interno sem vínculos com a formação pedagógica, ou seja, sem a necessidade de aplicar o conteúdo em salas de aula.
É um momento para que o educador possa relaxar. As oficinas visam o encontro das pessoas e a troca de informações e de ideias. Eles estão aprendendo coisas diferentes relacionadas à arte e cultura”, diz Lúcia. 
Ainda segundo ela, as oficinas são muito importantes para ampliar a visão de conhecimento sobre a cultura de outros povos, como a dança do ventre, atividade voltada ao corpo e que obteve maior procura por parte dos inscritos. 
As pessoas estão gostando bastante, as oficinas estão sempre cheias. Para algumas, temos de abrir aulas extras. Teremos até que pensar, no segundo semestre, em aumentar a variedade da temática para atender também outras áreas”, comenta a coordenadora.
Os interessados em participar das oficinas podem se inscrever no site cefortepe.artemovimento@campinas.sp.gov.br, ou entrar em contato com o Cefortepe pelo telefone 3259.1496.
Programação:

Dança do Ventre Terapêutica (apenas para mulheres): 
Por meio da dança, o objetivo é estimular a produção e o equilíbrio dos hormônios femininos, auxiliar na cura de insuficiência ovariana, combater a prisão de ventre - por trabalhar o tônus das paredes abdominais - e contribuir para o peristaltismo voluntário.
A dança do ventre estimula também o equilíbrio da produção de hormônios pela glândula pineal, para controlar a depressão. Outro benefício é o desenvolvimento da autoestima.
Para a prática é necessário usar roupa confortável (de ginástica ou dança e camiseta).
Formadora: Silvana Salvador do Amaral.
Os encontros ocorrem às sextas-feiras, nos dias 20/05, 27/05, 03/06, 10/06, 17/06, 24/06 e 01/07.
Horário: 14h30 às 16h00
Vagas: até 15 pessoas

Oficina Olho de Deus:
É o artesanato dos povos nativos (índios mexicanos, índios norte-americanos, celtas, etc), feito à mão com fios coloridos, que proporciona o equilíbrio, a reflexão, a meditação e a serenidade. É um símbolo de proteção que, por sua beleza e pureza, tem o poder de dissolver as energias negativas que possam estar presentes no ambiente onde for colocado. A intenção é pendurá-lo onde se deseja um olhar para maior proteção e amparo.
Formadora: Amilton Luis Fim Lima.

Material solicitado:
-Linhas coloridas como barbante ou lã;
-palitos de churrasco;
-galhos de árvores bem pequenos.

Data: 17/06/2011
Horário: 8h30 às 10h30
Vagas: máximo 20 pessoas 

Oficina Origami - “TSURU”:

Os inscritos podem confeccionar móbiles e outros objetos como tsurus (garça, considerada a ave sagrada do Japão), o mais famoso dos origamis. Diz a lenda que ele vive mil anos e tem o poder de conceder desejos. Quem dobrar mil tsurus e fizer seu desejo a cada um deles,ele será atendido.

Formadora: Maria Cristina Coelho e Sandra Cardoso.
 Material:
-Papel colorido medida 10 x 10 cm;
-Tesoura sem ponta;
-Fio de nylon;
-missangas coloridas;
-Pano seco e limpo.

Data: 09/06/2011.
Horário: 14 às 16h30
Vagas: até 20 pessoas.

Oficina Découpage:
Usada para confeccionar porta retratos e/ou porta chaves de MDF e fazer aplicações de guardanapos, com caixinha de qualquer tamanho. Découpage significa “recortar de diferentes formas”, distribuindo-as de diversas maneiras.
Formadoras: Maria Cristina Coelho e Sandra Cardoso de Mello

Material (encontrados em lojas de artesanato):
-Caixinha de MDF ou porta retrato e/ou porta chave
-Tinta acrílica branca marca: Acrilex
-Cola gel para Découpage
-Guardanapo com estampa de sua preferência
-Lixa de unha ( 01 unidade)
-Verniz acrílico

Data: 30/06
Horário: 8h30 às 11h00
Vagas: 20 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário