segunda-feira, 27 de junho de 2011

DIÁRIO DE BORDO - Prof Amilton Fim


            Diário de Bordo 
            Proporcionar novas técnicas de produções artísticas para as crianças é um grande desafio para os professores de educação infantil.
            As técnicas e materiais são quase sempre os mesmos. Podemos observar todos os anos nas amostras de trabalho da grande maioria das escolas. O motivo da “mesmice” não é a falta de criatividade dos professores, mas sim, a falta de tempo e espaço para que os mesmos possam vivenciar outras experiências, deslumbrar novos artistas, contemplar novas técnicas e principalmente produzirem livremente para aprenderem a executar esta arte de deixar a criança produzir de acordo com sua idade, capacidade, experiência e vontade.
Participar do curso Técnicas Básicas de pintura todas as terças-feiras foi para mim a busca de “algo novo” para modificar minha prática pedagógica no que se refere “ao criar” da criança.
            As crianças amam pintar, o que acontece é que muitas vezes devido a várias intervenções dos adultos que determinam com quê, onde, como e o quê pintar, vai fazendo que este interesse vai sendo deixado para trás pelas crianças.
            Resgatar o desejo de criar e pintar livremente com diversos materiais foi meu objetivo neste semestre tanto para mim nas aulas do curso, bem como para minhas crianças.
            Penso que o bom curso inicia com o professor e chega na escola com atitudes coerentes que melhore a prática de todos da unidade escolar e não somente para a turma do professor que realiza o curso. Sendo assim o curso positivo é aquele que atinge toda a unidade escolar.
            Foi assim que aconteceu neste curso, onde o CEMEI Margarida Maria Alves teve o prazer de conhecer o professor e artista plástico Amilton que passou um dia inteiro em nosso CEMEI com a proposta de auxiliar as crianças a pintarem a parede de uma casinha de boneca que estava totalmente danificada.
            A direção através de recursos da escola deixou a parede pronta para a pintura, os professores trabalharam com suas respectivas turmas várias técnicas de pintura, o pessoal da limpeza mudou seus horários para que todos tivessem auxiliando neste dia, as cozinheiras mudaram seu cardápio para uma alimentação mais leve, pois todas as crianças estavam tão empolgadas para pintar que não se queriam ficar muito tempo no refeitório, os professores contínuos, monitores, e estagiários foram todos convidados a participarem de tal atividade, e todos prontamente atenderam.
            Foi um sucesso!!!
            A casinha esta linda!!!
            O retorno foi ótimo porque todos os dias ao sair as crianças levam seus familiares para contemplarem suas produções, na verdade as paredes da casinha se tornaram uma exposição permanente de obras de arte.      
                Prof.ª Vera Lucia

Nenhum comentário:

Postar um comentário