quarta-feira, 31 de agosto de 2011

PROJETO: VIAGEM AO FOLCLORE NACIONAL

Dando continuidade às parcerias estabelecidas com empresas promotoras de atividades culturais que têm como objetivo oferecer gratuitamente espetáculos aos nossos alunos, o Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, por meio do Programa Arte e Movimento, está trazendo para cinco escolas da Rede Municipal de Ensino de Campinas o Projeto VIAGEM AO FOLCLORE NACIONAL patrocinado por Leis de Incentivo à Cultura.

Trata-se do espetáculo “BATENDO PERNAS”, do Grupo Produção Cultural.

As escolas estão recebendo duas sessões da peça, para adequar a quantidade de crianças ao espaço das apresentações, de forma que todos possam participar de forma confortável e com qualidade.


A peça teatral “BATENDO PERNAS” busca mostrar para a criança de hoje o folclore nacional e as brincadeiras tradicionais. É a história de dois amigos que resolvem viajar pelo Brasil, buscando o que tem de interessante no folclore de cada região.
Na viagem eles usam a Rosa dos Ventos para se localizar e para se locomoverem de uma região à outra, utilizam brincadeiras infantis tradicionais como: amarelinha, pé-de-lata, saci pererê. Passando pelas cinco regiões eles captam o que mais lhes chamou a atenção e, usando um telefone-sem-fio, comunicam-se contando as novidades um para o outro. Enquanto contam, as danças e lendas das regiões são mostradas em cenas que acontecem no centro do palco, como o bumba meu boi, a história do Boitatá, a dança do marimbondo, a lenda de como surgiram os diamantes, a Vitória Régia, entre outras.
Músicas de roda tradicionais como “Se Esta Rua Fosse Minha”, são usadas para permearem o espetáculo. Ao final eles se encontram no coração do Brasil, Brasília e trocam as experiências da viagem. Durante o espetáculo, em alguns momentos, há interação dos personagens com o público.


Nenhum comentário:

Postar um comentário