quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Alunos da Rede Municipal de Ensino apresentam músicas sobre o bullying no FEM 2011

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do programa Arte e Movimento, realiza nesta quinta-feira, dia 20 de outubro, a etapa final do IV Festival Estudantil de Música 2011 (FEM).

Os alunos de oito escolas da rede municipal apresentam, a partir das 16h, as 12 músicas finalistas no teatro interno do Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes.

Segundo a coordenadora do programa Arte e Movimento, Maria Lúcia Bachiega, as crianças usaram toda a criatividade para compor músicas sobre o bullying, tema do FEM 2011. Para ela, os alunos abordaram o assunto de maneira completa e interessante.

Nas letras, percebemos que as crianças compreenderam o bullying como um movimento que não deve acontecer. Sinto pela complexidade das letras que os alunos estão mais preparados e conscientes. Pelo menos para os que participaram das discussões sobre o assunto, vejo que houve um diferencial referente a temática”, diz a coordenadora.

Na fase final dos ensaios, as 47 crianças finalistas recebem auxílio sobre postura de palco e orientações para a melhoria das performances das 12 músicas finalistas do festival, entre os gêneros de reggae, samba, pop, rap e outros.

Maria Lúcia também conta que os alunos estão extremamente empenhados com o evento e que a expectativa é muito positiva. “Eles estão muito ansiosos, mas tiveram muitos ensaios, então tiveram tempo de se preparar. Mesmo com a ansiedade, as crianças estão bem confiantes”, completa.

As músicas foram realizadas por alunos da rede municipal de educação. As composições finalistas são das Escolas Municipais de Ensino Fundamental: Emef Maria Luiza Pompeu de Camargo, Emef Professora Clotilde Barraquet von Zuben, Emef Padre Francisco Silva, Emef Padre Leão Vallerie, Emef Violeta Dória Lins, Emef Dr. João Alves dos Santos, Emef Orlando Carpino, Emef Edson Luis Chaves, Emef Professora Elza Maria Pellegrini Aguiar e Emef Raul Pilla.

Premiações

Todos os alunos que participam dessa etapa final irão receber um conjunto de blocos, canetas, um livro sobre o bullying, produzido pela FPB editora e uma camiseta personalizada do FEM 2011.

Os vencedores do primeiro, segundo e terceiro lugares da categoria de gêneros diversos receberão troféus. A categoria rap premiará com um troféu o estudante que conquistar o primeiro lugar.

Os estudantes que se destacarem em primeiro lugar ganharão um CD produzido pelo selo Kalamata, um selo independente que registra o trabalho de intérpretes, compositores e arranjadores brasileiros, principalmente nos segmentos de música instrumental, clássica e MPB.

Os alunos também receberão partituras com os arranjos das músicas da categoria de gêneros diversos. Henrique Tarrason, Marco Santos e Fábio Augustines são os responsáveis por elaborar os arranjos, dar formação e acompanhar os finalistas na apresentação da etapa final. Os raps receberam uma base elaborada por Adriano Bueno, profissional da Secretaria Municipal de Cultura que colabora com os ensaios de rap, desde 2009. O diretor musical do evento é Ricardo Matsuda.

As letras das músicas podem ser conferidas clicando aqui.

Para quem se interessa em prestigiar a apresentação dos alunos, o Centro de Convivência Cultura Carlos Gomes fica na Praça Imprensa Fluminense, s/nº, Cambuí.

O evento acontece nesta quinta-feira, dia 20 de outubro, a partir das 16h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário