terça-feira, 18 de outubro de 2011

Oficinas Pedagógicas para professores de Ensino Fundamental com doação de livros para as escolas

Dando continuidade às atividades culturais e formativas, o Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, por meio do Programas Arte e Movimento e Linguagens e Educação, recebe o Projeto “Clássicos do Brasil”, uma realização da Komedi Projetos, por meio de leis de incentivo à Cultura, que oferecerá uma oficina para educadores e coleções de livros às Escolas Municipais de Ensino Fundamental.

Títulos de literatura clássica da Editora Komedi que serão entregues às escolas:
  • A luneta mágica, de Joaquim Manuel de Macedo;
  • Mamorial de Aires, de Machado de Assis;
  • Os escravos, de Castro Alves;
  • Eu e outras poesias, de Augusto dos Anjos;
  • O noviço, de Martins Pena;
  • Auto da barca do Inferno, de Gil Vicente.

Participação e Certificação: Cada escola representada pelos professores inscritos e presentes na oficina receberá duas coleções com oito livros cada. Os profissionais que participarão da oficina receberão certificação emitida pela empresa promotora. Solicitamos que a escola indique um representante para participar da oficina, de preferência no contraturno de sua atividade na escola. Este responsável receberá os livros que serão entregues para as escolas.

Público alvo: Professores e Gestores das escolas de Ensino Fundamental.
Data da Oficina: 04/11/2011 (sexta-feira)
Horário: das 9h00 às 11h30 – coffee Break às 10h15.
Número de vagas: 44 (uma por escola)
Prazo para as inscrições: até 31 de outubro.
Inscrições: retornando o e-mail que foi enviado para a escola ou pelo telefone 32591496, ramais 243 ou 244, com as equipes do Programa Arte e Movimento ou Linguagens e Educação. Informar o nome da escola, nome completo do profissional selecionado para representá-la, o cargo que ocupa e telefone de contato.
Local: CEFORTEPE – Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa Educacional “Prof. Milton de Almeida Santos” - Rua Dr. João Alves dos Santos, 860 – Jd. Das Paineiras.


OFICINA CLÁSSICOS DO BRASIL

Explorar significados e conceitos à prática literária, sob o viés das obras elencadas, é o embrião da oficina, que pretende reforçar ou estimular nos participantes o interesse pela riqueza material presente na literatura e a sua perspectiva extramuros escolares. Será pontuada, na oficina, a necessidade de sensibilização do olhar. Além da prerrogativa da apreciação de um texto literário, será vislumbrada a interação com outras artes ou áreas do saber, permitindo ao aluno trilhar por diversos caminhos que coroem o aprendizado.

A participação na oficina tende a proporcionar um contato posterior mais produtivo entre o professor e o aluno, ressaltando assim a perspectiva educacional da proposta. O profissional será incentivado a perceber ferramentas que possibilitarão um olhar ampliado e dialogístico com o texto literário.

Cada oficina tem previsão de duas horas e meia de duração. O objetivo direto é o contato dos participantes com abordagens singulares sobre literatura e formas textuais, sobretudo, as múltiplas possibilidades de olhares acerca de um texto literário e seus contextos. O conteúdo será apresentado segundo as duas obras selecionadas aos encontros. Serão observadas diversas riquezas presentes nos textos, sendo cúmplice o prazer da leitura. Interação, troca, sensibilidade e variadas maneiras de apreciação literária serão apresentadas ao professor participante. Para o ingressante na oficina e ais seus aprendizes, um requisito deve ser destacado: disponibilidade para viajar e se aventurar pelo mundo misterioso e fascinante da literatura.

O curso pretende suscitar a potencialização de agentes apreciadores e incentivadores da produção literária. A proposta visa despertar o desenvolvimento do participante e incentivá-lo como potencial portador de conhecimentos, além de valorizá-lo como profissional de educação já consistente. As aulas estão organizadas em dois módulos, a princípio independentes, mas que permitem diálogos. Os livros abordados serão:

  1. Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente.
  2. A Luneta Mágica, de Joaquim Manuel de Macedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário