sábado, 22 de outubro de 2011

FEM 2011 premia alunos compositores de músicas contra o bullying







Com muita energia e em clima de conscientização, estudantes do ensino fundamental lotaram o auditório do Teatro Luís Otávio Burnier, no Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, na tarde de quinta-feira, dia 20 de outubro, para assistir e torcer pelos 50 colegas que apresentaram as músicas finalistas do IV Festival Estudantil de Música 2011 (FEM 2011).

O FEM, que objetiva incentivar e revelar novos talentos musicais na rede municipal, premiou os alunos participantes e entregou os troféus para os vencedores que produziram as melhores músicas com o tema bullying. Uma comissão julgadora formada por músicos profissionais e educadores foi responsável por escolher as composições vencedoras.

Na categoria de gêneros diversos, os alunos Emef Dr. João Alves dos Santos foram os campões da noite com a música “Bullying faz mal”. Em segundo lugar, a Emef Raul Pilla foi premiada com a música “A gente vai conseguir” e logo em seguida, no terceiro lugar, a Emef Pe. Leão Vallerie recebeu o troféu pela música “Viva a diferença”.

Na categoria rap, o primeiro lugar ficou com a música “Desabafo”, dos alunos da Emef Edson Luiz Chaves.

A energia contagiante em meio às coreografias no palco e as letras de conscientização sobre os maus causados pelo bullying contagiou o público, que assistiu com atenção as apresentações das oito escolas finalistas e lotou o Teatro.

O secretário municipal de Educação, Eduardo Coelho, assistiu as apresentações no festival. Muito animado, parabenizou todos os alunos, entregou as premiações e incentivou os novos talentos com carisma.

Eduardo Coelho também não deixou de ressaltar a importância da abordagem do tema nas escolas municipais. “O bullying é uma tática perversa daqueles que querem coagir os mais fracos e é muito importante que a Secretaria de Educação tenha uma resposta clara contra isso. Por meio da música é mais fácil atingir a todos, pois num verso, numa melodia e na junção de crianças cantando e outras ouvindo, o tema se põe em discussão na mente das pessoas. Com uma mensagem positiva, musical e com a união de pessoas, chega-se mais rápido a conclusão de que o bullying é um procedimento que deve ser abolido de todas as formas”, explica o Secretário.

Empenho

Maristela Ribeiro não se conteve por trás das cortinas. Muito ansiosa por ser a primeira a se apresentar, repassou a música com seus colegas da Emef Raul Pilla e surpreendeu ao soltar a voz para a plateia. “Foi uma mistura de sentimentos. É uma emoção esperar para entrar e passar uma mensagem tão importante para outras crianças, das outras escolas também se conscientizarem”, disse.

Mirela de Macedo Barbosa mostrou que a empolgação e a torcida unida das escolas pelos outros amigos deixaram de lado o clima competitivo. “Gostei muito da apresentação das outras turmas. Achei interessante, animou o pessoal. Estou muito animada com o festival”, contou a aluna da Emef Leão Vallerie.

Mas, não são apenas as crianças que ficam admiradas com o FEM. Sueli da Silva, mãe de Gabriele Paula, do 8º ano da Emef Leão Vallerie se sente orgulhosa de ter a filha participando do festival. “A Gabriele se empenhou muito para participar. Em nome das mães venho dizer que o festival é uma grande iniciativa da educação municipal por abordar temas relevantes e incentivar nossos filhos com atividades”, conta.

A coordenadora do programa Arte e Movimento, Maria Lúcia Bachiega ficou emocionada ao realizar o evento e frisou o impacto positivo do festival sobre os participantes. “A grande graça do evento é essa socialização. Desde a primeira edição, vemos crescer um grande companheirismo entre os alunos. Estamos aqui por um mesmo motivo, onde o principal não é vencer. Como uma atividade pedagógica, é também uma oportunidade de dar aos alunos uma chance de estar tratando sobre o tema”.

Entre as apresentações das músicas, imagens dos ensaios despertaram os gritos das crianças. Algumas Emefs levaram faixas para expressar a animação contagiante e a torcida por sua escola.

Para Riuper Wagner, da Emef Elza Maria Pelegrini Aguiar, o festival valeu a pena. O estudante do 8º ano levará as mensagens que aprendeu em suas atitudes no dia a dia, com seus amigos. “Temos que lutar contra o bullying, ele atrapalha os estudos. Retratamos na nossa música que isso é coisa séria. No mundo, vejo vários acontecimentos sobre isso e é uma situação muito difícil de esquecer depois”, contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário