quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Letras das músicas selecionadas para Etapa Final do "IV Festival Estudantil de Música"


JULGAR SEM CONHECER - EMEF “Maria Luiza Pompeu de Camargo” Autores: Jéssica Cristina de Moraes, Mayra Beatriz S. Moraes.
Hoje em dia é muito fácil / Julgar sem conhecer / Para derrubar sua moral / Só uma palavra a dizer.
Estamos aqui para tentar / Mudar sua opinião / Podemos fazer tantas coisas / Para não ser assim não.
Julgar sem conhecer / Olhar e discriminar / Por não simpatizar com a pessoa / Já pensa em humilhar.
Quando a brincadeira perde a graça / Só tem uma coisa a fazer / Olhar para trás e concertar o erro que fez.
Pare, pense / Ache seu defeito / Todo mundo comete erros / Logo, ninguém é perfeito.

NÃO DEIXE ISSO CONTINUAR - EMEF “Maria Luiza Pompeu de Camargo” Autora: Bruna S. Luz Matiusso.
Se estão rindo de sua magreza / Dê um abraço / E diga estou feliz com o meu corpo / Se você não tem tanto corpo assim / O que tem de mais em ser magro.

Tento ajudar / Mas saiba entender / Que chorar não vai mudar em nada / Pois você só vai se machucar mais ainda / Não chore mais.

É melhor se levantar e dizer / O bullying não vai acabar comigo / Não se lamente / Pois é isso que eles querem / Não deixe isso continuar / Se levante e faça a diferença.

Tento ajudar / Mas saiba entender / Que chorar não vai mudar em nada / Pois você só vai se machucar mais ainda / Não chore mais / A briga não resolve o problema / Apenas ameniza a dor de um ser humano / Se você passa por isso / Não deixe.

FANTASMA DO BULLYING - EMEF “Professora Clotilde Barraquet Von Zuben” Autores: Miguel Modesto de Brito e Flávio Leal Bernardes Junior.
Eu não vou me prender / Nesse bullying que vem pra me vencer / Eu vou fazer uma preparação / Para o bullying não vencer na zoação.
Eu te convido para ir para a escola, / E ouço uma voz que vem de lá de fora, / É o fantasma do bullying que vem pra me assustar / Pra que eu te ouço, se não vai me ajudar.
Na escola eu não consigo pensar, / Os meus amigos não param de me zoar, / Sem revolta meus amigos vamos lá, / No meu pensamento o bullying vai acabar.
Eu vou falar um negócio pra você / Quem foi zoado nunca vai esquecer / Quem foi zoado fui eu não foi você / Eu te convido para ir para a escola, / E ouço uma voz que vem de lá de fora, / É o fantasma do bullying que vem pra me assustar. / Pra que, que eu te ouço, se não vai me ajudar.

A BRINCADEIRA JÁ PERDEU A GRAÇA - EMEF “Padre Francisco Silva” Autor: Samuel da silva Vieira.
O bullying na escola / É quando a brincadeira / Já perdeu a graça.
Não briguem /  Não se xinguem / A brincadeira / Já perdeu a graça.
O bullying só serve / Para machucar a gente... / Viemos para combater a violência.
Pedir desculpas não é / Vergonha pra ninguém / Que fez mal a alguém.

FAZER ACONTECER - EMEF “Padre Francisco Silva“ Autoras: Rayane Lopes Silva e Laura Henrique Costa.
Hoje de manhã eu acordei pensando no que tinha dito para mim / Peguei os meus problemas e juntei, não sou diferente de ninguém / Vamos fazer acontecer a magia de viver / Fazer acreditar que é possível dizer / Que a violência pode desaparecer.
Vamos fazer acontecer / Vamos fazer acreditar / Que a violência pode acabar / vamos fazer o que é bom / Sem precisar nos machucar / Vamos fazer o que é certo /  Para a vida melhorar...
Eu fui pra escola para estudar, chegando lá comecei a chorar / Um monte de gente me perseguindo e não podia gritar / Vamos fazer acontecer a magia de viver / Fazer acreditar que é possível dizer / Que a violência pode desaparecer.
 Temos diferenças e podemos viver assim / Use a inteligência pra ter um mundo melhor / Não discrimine, não mate os sonhos de outras pessoas / Temos diferenças sim / Pare pra pensar; não ouse julgar ninguém.
Ser negro ou branco / Índio ou amarelo / Não é motivo pra viver só / Ser gordinho ou magrinho, / Alto ou baixinho / Não é motivo pra se envergonhar,/ Pois todos têm sentimentos e trabalhamos juntos / Por um mundo melhor.

Temos diferenças e podemos viver assim / Use a inteligência pra ter um mundo melhor / Não discrimine, não mate os sonhos de outras pessoas / Temos diferenças sim.

Viver bem, ser feliz, / Com o bullying não dá pra viver assim / Mas se tentarmos podemos vencer / O preconceito que há em você / Faça a diferença e sonhe com um mundo melhor / Viva diferente, viva bem sem chorar / Pense diferente, com coisas pequenas chegamos lá / Faça a diferença sempre.

DIGA NÃO AO BULLYING - EMEF “Padre Leão Vallerie” Autora: Jaqueline Alves Bie.

Vejo na escola / Vejo no jornal / O bullying acontecendo / Isso não é normal
Vejam as tragédias que / Estão acontecendo / Por causa do bullying / Tragédias estamos vivendo.

Diga não ao bullying / Bullying não / Isso é uma coisa / Que não aceitamos não.
Diga não ao bullying / Bullying não / Isso é uma coisa / De quem não tem coração.

Vou te explicar / O que o bullying pode ser / Você ofender alguém / Só porque é estranho prá você.

Isso já aconteceu / Lá no Rio de Janeiro / Um sofredor de bullying / Que você nem conheceu / Entrou numa escola / E matou várias crianças / Porque também sofreu bullying / No seu tempo de infância.

Diga não ao bullying / Bullying não / Isso é uma coisa / Que não aceitamos não.
Diga não ao bullying / Bullying não / Isso é uma coisa / De quem não tem coração.

Bullying é você ofender alguém / Colocar apelidos e agredir também / Isso são atos / Atos que não convêm / Não pratique o bullying / Porque isso não faz bem.

Diga não ao bullying / Bullying não / Isso é uma coisa / Que não aceitamos não.
Diga não ao bullying / Bullying não / Isso é uma coisa / De quem não tem coração.


VIVA A DIFERENÇA - EMEF “Padre Leão Vallerie” Autoras: Gabrielle Paola da Silva Francisco e Giulia da Silva Wolf.

Temos diferenças e podemos viver assim / Use a inteligência pra ter um mundo melhor / Não discrimine, não mate os sonhos de outras pessoas / Temos diferenças sim.

Pare pra pensar; não ouse julgar ninguém / Ser negro ou branco, índio ou amarelo / Não é motivo pra viver só / Ser gordinho ou magrinho, alto ou baixinho / Não é motivo pra se envergonhar, / Pois todos têm sentimentos e trabalhamos juntos / Por um mundo melhor.

Viver bem, ser feliz, / com o bullying não dá pra viver assim / Mas se tentarmos podemos  vencer / O preconceito que há em você.

Faça a diferença e sonhe com um mundo melhor / Viva diferente, viva bem sem chorar / Pense diferente, com coisas pequenas chegamos lá / Faça a diferença sempre.

ATOS IMPACTANTES - EMEF “Violeta Dória Lins” Autor: Lucas Paschoal Ranuzia Marciel.
Se tudo indica o que sou, / Se todos pretendem ser melhor que alguém, / Minhas histórias se cruzam / No espaço onde não há ninguém / Aparece em cada pessoa / Endurece o seu coração ferido / Sonhos acabam na dor e no sofrimento / Agradeça se houver sobrevivido.
Pode me bater, pode me julgar, / Pode dizer palavras cortantes. / Você não vai vencer, você não vai ganhar, / Atos no bullying são impactantes.
Pode escrever piadas sujas / Pode tentar me humilhar / Faça da sua vida o que quiser, / Mas saiba que não vai ganhar. / Estou com força pra mover um avião / Pois não desisto do meu pensamento, / A brincadeira já perdeu a graça / Minha força vem de dentro.
Diga que eu sou feio. / Fale que ninguém nunca vai me amar’ / Diga que é melhor que eu, / Mas saiba que você não vai ganhar. / Afogue suas mágoas, chore se quiser, / Mas não precisa me magoar / No meu quarto eu aumento minha esperança / Quando será que esta sentença irá acabar?
Se você quer aplausos, / Se quiser que sorriam, / Não precisa me humilhar / música dos seus toques me aliviam / Não vou desistir de correr atrás / Não pretendo ser um perdedor / Quero ser um garoto feliz / Que viva apenas tendo amor.


O SIGNIFICADO DA PALAVRA BULLYING - EMEF “Dr João Alves dos Santos” Autores: Caroline C. Rocha dos Santos, Felipe Rodrigues Prevideli, Michel José da Silva e Fernando Cesar V. de Camargo.
Leve a vida com mais amor, e demonstre todo o seu valor / Deixe de ser um pouco de emoção / Para ser tão somente a razão / Temos que dar o melhor de nós / Sejamos todos uma só voz, / É resistir a todo o mal e não pensar que “eu sou o tal”.
Bullying faz mal pra nós / Bullying tem nada a ver / Bullying faz mal pra mim / Bullying faz mal pra você.
Olhar as pessoas sem preconceito / Pois cada um tem seu valor / Aceitar que tudo na vida é com jeito / Sem violência e com mais amor. / É dizer não à violência, / Compreender seu irmão / É aceitar as diferenças / Aceitar as pessoas como elas são.

O SIGNIFICADO DA PALAVRA BULLYING - EMEF “Dr. João Alves dos Santos” Autores: Renato Vieira da Silva.
O que é o que é / O que pode ser? / O que é o que é / O que pode ser?
O significado da palavra bullying / Que pode machucar eu e você.
Pode não ser traduzida, / mas sabemos bem o que significa.
Isola, ignora, intimida, / discrimina e humilha. / Aterroriza e faz sofrer.
Esse fenômeno tem uma solução / Que se encontra em meio a discussão / Entre pais, alunos e escola, / O diálogo sempre é bom.
Baleia, magrela, palito / Boiola, feiosa / Preto, Nerd / Ligeira, X9, Canhão.
Não, essa não é só uma simples palavra, / Ela pode machucar alguém, / Sim, já falamos muito sobre esta. / E as suas consequências são fatais.
Sim ela pode te intimidar, / te fazer ter medo de tudo a sua volta. / Ela pode ferir teu coração, / E até mesmo te tirar da escola.
Mas, sabemos que não só a vítima precisa de ajuda. / Pois, os nossos valentões, / Atacam para se defender.


RESPEITE O QUE É DIFERENTE EM MIM - EMEF “Orlando Carpino” Autoras: Bianca Vitória Vilela de Farias e Merjulle Millena Oliveira.
Somos diferentes, / Você já percebeu; / Algo se destacou em mim e risadas você deu./ Eu senti tristeza, / Então vergonha deu, / Até que eu percebi que o errado não era eu.
Bullying / Isso é ruim, / Respeite o que é diferente em mim!
Essa brincadeira de engraçada não tem nada, / Não devemos fazer do outro, / Um motivo de piada.
Com grande ajuda, / Hoje estou contente, / Me tratam com respeito; / De quem “eu sou”, estou consciente.

BULLYING - EMEF “Dr. Lourenço Bellochio” Autora: Quézia Alves Malachias.
Na Escola tem bullying / Com isso temos que acabar / Chega de violência / A escola é pra estudar
Chega!! De provocação / Chega!! De agressão / Chega!! De bater / Chega!! De palavrão.
Não batam nos seus colegas / Isso é feio demais / Bullying é sério / Não cometa nunca mais.  

BULLYING - EMEF “Dr Lourenço Bellochio” Autora: Pietra Ballarini.
Chega mais galera!! / É hora de participar / Para acabar com o bullying / É só colaborar.
Basta de palavrões / Basta de brigas / Escola é pra estudar / E ensinar.
Na família, na escola / Todos tem que respeitar / Bullying não é brincadeira.
A todos devemos ajudar.
Na rua ou em qualquer lugar / Temos que conseguir / Aceitar as diferenças
E assim nosso dia a dia será bem melhor.

NÃO DESANIME - EMEF ”Edson Luis Chaves” Autoras: Letícia kemioto, Ivone Santos de Jesus dos Reis, Joice Bianca dos Reis.
O que você vai fazer, quando vierem te bater? / O que você vai fazer, vai reagir ou vai correr?
Eu acho que não vale a pena, gastar o seu tempo / Eu acho que não vale a pena, baixar sua moral / Por alguém que não sabe amar.
Olhe essa humanidade, o que você vê? / Vê suas lágrimas corridas, as aflições vividas/ Esqueça todos esses problemas / Não deixe de ir ao cinema / Não desmarque seus esquemas / Amanhã é um dia melhor.
Olhe essa diversidade, o que você vê? / Vê pessoas diferentes, tentando seguir em frente / Não se sinta inferior / Isso causa muita dor / Levante o seu olhar / Não deixe de caminhar.

DESABAFO - EMEF “Dr. Edson Luís Chaves” Autor: Rodrigo Gomes Peixoto.
Basta! / Estou cansado de ficar calado / Eu to irado, revoltado com a violência.
Para todo o tipo de crime tinha que ter pertinência / Se eu fosse juiz não teria clemência.
Vamos avançar pro bullying aniquilar / Já chega de em seus olhos uma lágrima rolar / Vamos nos unir pra violência abolir / Já chega dos irmãos um ao outro agredir.
A exclusão diga não, respeite o teu irmão / Vá na fé sangue bom, liga “nóis” e curte um som / Deus te deu um dom então vai, desfrute-o em paz / E também não aceite o mal que o bullying traz.
À vida diga sim, e à violência ponha fim / Intolerância zero, pode crê, é o que eu mais quero / Que esse mundo melhore mano, é o que eu espero / Então dê ouvido pra “nóis” e para de lero-lero.

NÃO É BRINQUEDO NÃO - EMEF “Professora Elza Maria Pellegrini Aguiar” Autoras: Maria Clara G. Junqueira e Jeniffer G. S. da Costa
Essa história de valentão / Não tá com nada não / O bullying meu irmão /                Não é brinquedo não.
Hê, hê, hê, fora o bullying aê / Fazendo (o que ?) gente sofrer / Hê, hê ,hê, fora o bullying aê / Assim não dá, pra conviver.
Quem comete bullying é valentão / Mas quem sofre bullying / É você meu irmão / Não adianta ser fortão, e não ter coração / Não ter coração.
Hê, hê, hê , fora o bullying aê / Fazendo (o que ?) gente sofrer / Hê, hê, hê, fortão bullying aê / Assim não dá , pra conviver.
É você legal praticar bullying? Sim ou não? / O bullying é coisa de se fazer? Sim ou não? / Nesse Brasil lindão não pode ter bullying não.

A GENTE VAI CONSEGUIR - EMEF “Raul Pila” Autores: Igor Gomes dos Santos e Aline Santos da Costa.
Num mundo cada vez mais sem sentido / a escola não parece ter razão. / As pessoas não respeitam mais ninguém / Parecem ter perdido o coração:
Acham natural fazer sofrer alguém / mas não sabem o quanto dói não ter ninguém. / Queremos mais motivos para acreditar / que isso vai acabar...
Tem gente que persegue, tem gente que magoa / tem gente que ameaça e discrimina;/ tem toda essa galera que vacila: / aluno, diretor e professor!
Tem gente que te bate, tem gente que te zoa, / tem gente que provoca muita dor; / tem toda essa galera sem noção: / aluno, diretor e professor!
Se nós queremos melhorar o mundo / na escola precisamos começar; / respeito e aceitação com todo mundo / pra gente se entender e se integrar.
E pra gente acabar com esse problema / a gente faz do amor o nosso lema / e então a gente pode ter certeza / que o bullying vai acabar...
Tem gente que persegue, tem gente que magoa / tem gente que ameaça e discrimina/ tem toda essa galera que vacila: / aluno, diretor e professor!
  
JÁ BASTA - EMEF “Raul Pila” Autores: Lucas Gonçalves Schendroski e Bruno Rodrigues da Silva.
As escolhas são certas, mas o tempo não passa, / o meu mundo gira e não rola um abraço, / meu coração em lágrimas  sofrendo em dor / é xingamento, é violência, é humilhação, já basta!
Se amanheço sorrindo, minha tarde é triste, / palavrões ocorrem de encontro à base, / e se e eu tento me livrar dessa dor mais tarde / apareço com feridas vendo o meu fracasso.
Mas acontece que eu não quero / esse desejo, quero paz / vamos tentar melhorar / o nosso jeito de pensar / seguir em frente, sorrir e nada mais.
Seguir sorrindo é o caminho / é a solução, / e eu já tenho uma palavra / que é decepção! / bullying, essa palavra vamos deletar, / apagar da nossa agenda, nos conscientizar.
Se cada um de nós fizer a sua parte / a escola certamente pode melhorar. / Aceitação, diálogo, diversidade / são as palavras-chave para a escola mudar
Então agora a gente vai mandar pra vocês / a nossa ideia, a nossa fita, o nosso proceder: / todo mundo tem defeito, todo mundo é diferente, / mas se a gente se respeita e a gente a aceita a gente / um dia a escola vai mudar e todo mundo se entender.



Nenhum comentário:

Postar um comentário