quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Mais informações sobre o Projeto Curtas de Animação



O Projeto Curtas de Animação consiste em oficinas de animação durante uma semana completa (de segunda a sábado) com 15 adolescentes entre 10 e 15 anos (alunos do 5º ao 9º ano) de escolas públicas, mais dois monitores nas seguintes localidades: Piracicaba, Americana, Campinas e Jundiaí.

As oficinas têm duplo objetivo: promover o aprendizado do desenho animado e realizar um produto audiovisual criado pelos adolescentes.
Com o objetivo de transformar a arte em ferramenta de formação social, as produções serão conduzidas a partir de um único tema a ser definido. Através desta proposta, os jovens irão realizar uma pesquisa em busca daqueles sinais culturais que constroem a identidade de uma região, como história, danças populares, mitos, patrimônio material e imaterial, entre outros. A partir  dessa fase os próprios adolescentes, juntamente com os diretores do Núcleo, farão o story-board e toda a produção dos desenhos.

A pré-seleção dos participantes é realizada pela escola dentro dos seguintes requisitos: escolha de redações com desenho sobre o tema “A identidade cultural de sua cidade e a relação de seus habitantes com o meio ambiente”; redações que tenham voz autoral e mostrem a identidade do aluno; devem participar quase a mesma quantidade de meninos e meninas; o desenho não precisa ser perfeito nem igual ao de ninguém; o aluno pode não saber desenhar, mas pode gostar de ler, escrever e criar basta se interessar pela atividade e demonstrar empenho.

O projeto é desenvolvido em quatro etapas: pré-produção, produção, trilha sonora e finalização. Além disso, as escolas receberão como doação um zootroscópio (aparelho utilizado para animar desenhos), que poderá ser utilizado por todos os alunos depois do término do projeto, incentivando a criação de grupos de produção artística dentro do ambiente escolar.

Cada um dos “filmes” produzidos terá, em média, três minutos de duração, e um vídeo com o making of do processo de produção, com cinco minutos de duração. Como finalização do projeto, no último dia de execução (sábado) haverá um encontro cultural para lançamento dos vídeos nas cidades de abrangência. Nesse encontro será exibido o filme completo e os participantes poderão falar sobre a experiência de criação, promovendo a troca de experiências entre eles e as escolas convidadas, o patrocinador e as secretarias. Também serão exibidas outras produções do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas.

Todos os filmes e os respectivos making of serão copiados num único DVD, que terá tiragem de 1.800 unidades, para distribuição a escolas, patrocinador, MinC, TVs educativas e festivais de vídeo.

No último dia da oficina (sábado) os alunos poderão assistir ao copião semifinalizado de cada Curta. Além disso, irão receber uma avaliação da oficina e participar de uma confraternização de enc,erramento onde recebem o certificado de participação no projeto.

www.direcaocultural.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário